Dia Mundial do Câncer traz um alerta para importância da prevenção

Home / Gastro / Dia Mundial do Câncer traz um alerta para importância da prevenção
Dia Mundial do Câncer traz um alerta para importância da prevenção

Dia Mundial do Câncer traz um alerta para importância da prevenção

Nesta última terça-feira, dia 4 de fevereiro, foi celebrado o Dia Mundial do Câncer, data essencial para conscientizar a população com informações sobre a doença. Por isso, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) escolheu o dia para divulgar seu novo relatório de estimativas para o triênio 2020-2022.

O relatório, que já é divulgado pelo INCA há 20 anos, segue apoiado pelo mote “Eu sou, eu vou”, frase utilizada no cenário internacional para lembrar que todos nós temos o poder real de, independentemente da forma, reduzir os impactos do câncer mundialmente.

E essa é uma premissa que se faz ainda mais presente quando o tema são os cânceres do trato digestivo. Isso porque, apesar de serem tipos da neoplasia com alto índice de prevenção, a estimativa atual avalia um aumento no número de casos envolvendo as doenças.

O câncer colorretal, por exemplo, subiu para a segunda posição de maior incidência, tanto em mulheres quanto em homens (salvo pelo de pele não melanoma), com possibilidade de somar 41 mil casos anualmente.

Já o câncer de esôfago deve atingir 11.300 pessoas ao ano. Enquanto os tumores de estômago podem somar 21.200 novos casos no mesmo período.

Não podemos mais conviver com as dúvidas e incertezas que o câncer traz consigo. É preciso, cada vez mais, conscientizar a população e pressionar órgãos públicos pela criação de políticas que viabilizem o diagnóstico precoce dessas doenças.

A saúde pública precisa de atenção e os cidadãos de informação. Mudar este cenário é uma ação que está em nossas mãos.

Vamos juntos mudar essa realidade!

Para conferir na íntegra todos os dados da nova estimativa e entender a campanha, acesse: https://www.inca.gov.br/estimativa

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Agende seu Atendimento whatsapp