Nesta última terça-feira, dia 4 de fevereiro, foi celebrado o Dia Mundial do Câncer, data essencial para conscientizar a população com informações sobre a doença. Por isso, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) escolheu o dia para divulgar seu novo relatório de estimativas para o triênio 2020-2022.
O relatório, que já é divulgado pelo INCA há 20 anos, segue apoiado pelo mote “Eu sou, eu vou”, frase utilizada no cenário internacional para lembrar que todos nós temos o poder real de, independentemente da forma, reduzir os impactos do câncer mundialmente.
E essa é uma premissa que se faz ainda mais presente quando o tema são os cânceres do trato digestivo. Isso porque, apesar de serem tipos da neoplasia com alto índice de prevenção, a estimativa atual avalia um aumento no número de casos envolvendo as doenças.
O câncer colorretal, por exemplo, subiu para a segunda posição de maior incidência, tanto em mulheres quanto em homens (salvo pelo de pele não melanoma), com possibilidade de somar 41 mil casos anualmente.
Já o câncer de esôfago deve atingir 11.300 pessoas ao ano. Enquanto os tumores de estômago podem somar 21.200 novos casos no mesmo período.
Não podemos mais conviver com as dúvidas e incertezas que o câncer traz consigo. É preciso, cada vez mais, conscientizar a população e pressionar órgãos públicos pela criação de políticas que viabilizem o diagnóstico precoce dessas doenças.
A saúde pública precisa de atenção e os cidadãos de informação. Mudar este cenário é uma ação que está em nossas mãos.
Vamos juntos mudar essa realidade!
Para conferir na íntegra todos os dados da nova estimativa e entender a campanha, acesse: https://www.inca.gov.br/estimativa
Leave a Reply